Numa parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Cultura e Saúde, no dia 20 de outubro, vai acontecer um evento de mobilização em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro).
A ação, que será realizada na Praça São Januário, de 13h às 17h, contará com apresentações das oficinas de dança, karatê e capoeira, realizadas pelos idosos e com a divulgação e oferta de serviços do CREAS, NASF, Acispes e outros.
Durante as atividades também haverá a premiação do idoso com maior idade e do idoso que se destaca no mercado de trabalho e as inscrições encerraram no dia 11 de outubro. “Este evento tem como objetivo promover a integração intergeracional e a sensibilização dos mais jovens quanto à pessoa idosa enquanto indivíduo possuidor de grande experiência e sabedoria”, explicou a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marilda Aparecida Leôncio.
Dia Internacional do Idoso
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro. No Brasil, a data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, em 2003.
O Estatuto do Idoso, que completou 14 anos no último domingo (1º), foi instituído para concretizar os preceitos da Constituição Federal em relação às pessoas maiores de 60 anos e regula questões como atendimento prioritário, moradia, saúde, proteção contra tratamento discriminatório ou violento, assuntos trabalhistas e previdenciários e muitos outros.