Pesquisa aponta o desvio de atenção por segundos pode impedir a percepção da passagem de bicicletas, carros e motos
Uma olhada inofensiva no celular pode causar um problema para o resto da vida. São aqueles segundos que você deixou de olhar para frente que pode causar do prejuízo material até a morte dos condutores, de um pedestre ou ciclista e passageiros. Pense que é só destravar o aparelho ou acessar redes sociais, pode fazer com que um carro ‘ande sozinho’ por longos metros e que o motorista não perceba a passagem de bicicletas, carros, motos e até carretas.
Segundo reportagem da Band, o Cesvi Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) monitorou voluntários utilizando smartphones ao volante e identificou que o tempo médio máximo de interação com os aparelhos sem olhar para o trânsito chegou 4,5 segundos. Parece pouco, mas dirigindo no limite de uma avenida como a Paulista, a 50 km/h, o motorista percorre 62,5 metros ‘às cegas’.
A preocupação tem aumentado com avanço da tecnologia. Quando os celulares eram apenas telefones móveis o motorista verificava no display o número que estava chamando, nada comparado a interação dos aplicativos de hoje. O comando de voz, sem segurar o aparelho, é a forma mais segura, só que ainda não está acessível economicamente para todos.